Postagens Recentes

sábado, 26 de dezembro de 2015

Dúvidas frequentes sobre a visão - óculos/lentes de grau





 Oi pessu, tudo bem com vocês?!
O post de hoje reúne dúvidas frequentes e uma gigante pesquisa e opiniões pessoais sobre esse item estético e necessário na vida de quem usa... vem conferir!


                




Quero usar lentes de contato coloridas. O que fazer?
Procure, antes, seu Oftalmologista para uma avaliação completa a fim de saber se há alguma contra-indicação para uso de lentes de contato. Nunca se esqueça que as lentes de contato, por mais bem adaptadas que sejam, são corpos-estranho nos olhos e, portanto, seu uso deve ser monitorado por um oftalmologista.
Com que freqüência devo visitar o Oftalmologista?
Recomenda-se que pelo menos 1 vez ao ano seja feito um exame oftalmológico completo.
Que cuidados devo ter ao comprar óculos escuros?
Sempre compre suas lentes em locais idôneos, exigindo a garantia de que elas são originais do fabricante e que possuem proteção contra radiação ultra-violeta.
Acabei de receber uma receita de óculos. Posso utilizá-la para comprar lentes de contato na ótica? Não! O uso de lentes de contato exige uma série de cuidados. Sua adaptação  deve ser realizada exclusivamente por médicos oftalmologistas, pois há vários parâmetros a serem avaliados para que seu uso seja plenamente seguro. A prática de comprar lentes de contato em ópticas deve ser evitada! Procure seu Oftalmologista para uma correta avaliação.
Ler no escuro faz mal?
Sim. Uma iluminação adequada para as atividades que exigem esforços visuais é sempre recomendada.
Como limpar as lentes de contato?
Devem ser usados os produtos específicos para cada tipo de lente. Não se recomenda usar apenas soro fisiológico para limpeza e conservação das lentes, assim como água corrente ou filtrada. Os produtos que são vendidos no mercado específicos para esse fim foram desenvolvidos com a finalidade de serem microbicidas, com o mínimo potencial alérgico/tóxico para os olhos.




Coçar os olhos causa problemas para a visão?
Sim. Esse é outro hábito que deve ser evitado. Quem coça cronicamente os olhos pode desenvolver alterações corneanas a longo prazo, como, por exemplo, o ceratocone. Em caso de coceira ocular, procure seu oftalmologista para um correto diagnóstico da causa e tratamento.
Com qual idade deve ser feita a primeira avaliação oftalmológica de meus filhos? A primeira avaliação oftalmológica deve ser feita ainda no berçário, através da pesquisa do reflexo vermelho e da simples inspeção dos olhos e anexos oculares. Uma avaliação mais completa pode ser feita em qualquer idade, mas toda a criança em idade pré-escolar já deve ter pelo menos 1 avaliação oftalmológica.

 
                             




Receita dos óculos tem validade?
Não existe prazo de validade genérico para prescrições de óculos. Cada caso deve ser avaliado individualmente e o retorno programado juntamente com seu Oftalmologista
Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão?
Não. Pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão.

Televisão, computador e videogame prejudicam a visão?

Não. Mas podem deixar os olhos vermelhos ou ardendo. Normalmente, depois de assistir à TV, usar o computador e brincar com o videogame por duas horas, deve-se fazer um descanso de 5 a 1O minutos.

Estudar demais pode enfraquecer a minha visão?

Não! Nenhum esforço visual é prejudicial ao olho, qualquer que seja a idade da pessoa. Se ela precisar de óculos não será porque estudou demais ou de menos.

Televisão, computador e videogame prejudicam a visão?

Não. Mas podem deixar os olhos vermelhos ou ardendo. Normalmente, depois de assistir à TV, usar o computador e brincar com o videogame por duas horas, deve-se fazer um descanso de 5 a 1O minutos.

Por que meus olhos ardem quando fico durante algumas horas na frente do computador? Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da frequência de piscar Isso leva ao ardor e ao desconforto visual Por isso, nunca se esqueça de piscar mais quando estiver usando o computador, ou no cinema ou assistindo a um vídeo na TV.

Usar óculos de outra pessoa faz mal?
VERDADE! Os óculos são um utensílio individual e intransferível, assim como escova de dente e dentadura. Cada pessoa deve ter e usar apenas os seus. São confeccionados seguindo uma receita médica com um propósito e medidas personalizadas. Por isso usar óculos comprados prontos em feiras ou no comércio em geral, bem como óculos de outras pessoas pode causar dores de cabeça, tonturas, enjoo e fadiga.





E aí, gostaram das observações feitas? Lembrando sempre que lentes, colírios e óculos tem sempre que ter prescrição de um oftalmologista! Nada de sair por ai criando moda, a visão é algo muito sério e deve ser tratada com a mesma atenção que você dá as gordurinhas, por exemplo (observação da gorda aqui kkkk)
Big beijo e até a próxima! :*
 


                                             

3 comentários: